Os discos e tambores são as peças que recebem a pressão das pastilhas e das lonas quando o pedal do freio é acionado pelo motorista, criando fricção e fazendo com que o automóvel diminua a velocidade e pare. Vamos conferir a diferença entre Freio a Disco e Freio a Tambor:
Discos de freio:
Os freios a disco, diferentemente dos freios a tambor, possuem um disco (preso ao cubo da roda) o qual é comprimido em suas faces por pastilhas, gerando o atrito necessário para frear o carro.
As pastilhas, por sua vez, são montadas dentro das pinças junto com os pistões que as empurram contra o disco, no momento em que o pedal de freio é acionado.
Ele dissipa melhor a energia absorvida devido à exposição ao fluxo de ar; não acumula sujeira; não há aumento de curso do pedal devido à dilatação do disco.
Além disso, as pinças distribuem melhor a pressão aplicada ao disco, reduzindo o desgaste das pastilhas, em comparação às lonas das sapatas, e também possui maior facilidade de manutenção e montagem.
Tambores de Freio:
Os freios a tambor, compostos basicamente pelo tambor, sapatas, pistões e molas de retorno, funcionam da seguinte forma: no momento em que o pedal de freio é acionado pelo motorista, a pressão é transmitida pelo fluido de freio até o cilindro que contém os pistões, os quais empurram as sapatas, em direção oposta, contra a superfície interna do tambor que gira em conjunto com a roda do carro.
Ao entrarem em contato com a superfície do tambor, as lonas, presas às sapatas, produzem atrito, convertendo a energia cinética (ou energia de movimento) do carro em calor, proporcionando a frenagem do veículo.
Este tipo de freio apresenta como vantagens o menor custo relativo; o efeito de servo action (aumento da capacidade de frenagem devido ao torque produzido pelo próprio movimento de rotação do tambor na sapata principal); a facilidade de inserir um sistema de freio de estacionamento.
Se o seu carro apresenta problema no sistema de freio, ligue para a Auto Center Luciano. Aqui nós realizamos manutenção e troca de pastilhas, lonas e sistemas de freio de carros nacionais e importados.