Se você precisa trocar o óleo do seu veículo, traga para o Auto Center Luciano.
Uma dúvida muito comum feita por proprietários de carros é “Quando devo trocar o óleo do meu carro?” Afinal, essa é uma pergunta que precisa ser considerada, pois o lubrificante vai mudando suas características com o tempo e não garante mais a segurança das peças do motor do carro.
Portanto, é necessário compreender e respeitar o prazo de quilometragem ou tempo de utilização, para que a devida substituição possa ser realizada no momento correto.
Ainda não tem certeza de quando trocar o óleo do carro? não se preocupe! Estamos aqui para ajudá-lo.
Recomenda-se verificar o nível do óleo o máximo possível ao reabastecer o carro, sempre antes de ligar o motor, com o veículo em piso plano.
No entanto, a maioria das pessoas só faz a troca do óleo com base na quilometragem, mas as vezes isso pode não funcionar, pois existem alguns outros fatores também afetarão o tempo de troca, portanto, fique atento!
Carro que anda muito pouco
Para carros que não circulam com frequência ou não estão expostos a altas temperaturas, é uma boa prática usar lubrificantes sintéticos para trocar o óleo entre 10.000 e 15.000 quilômetros ou uma vez por ano.
Carros usados frequentemente
Já se você dirige para o trabalho todos os dias, isso é outro assunto, porque definitivamente enfrentará mudanças bruscas de temperatura, passará mais tempo no trânsito e terá maiores requisitos de motor.
Nesse caso, recomenda-se a troca a cada 5 ou 7 mil quilômetros, o que na verdade equivale a um semestre.
Óleo mineral x óleo sintético
Para cada veículo, há uma recomendação para um tipo de óleo específico. O fabricante do carro especifica a viscosidade (0W-30, 5W-30, 10W-40, etc.) e o nível mínimo de desempenho (API / ACEA / ILSAC) em seu manual, afetando assim o ciclo de troca.
O óleo mineral deve ser substituído a cada 5.000 quilômetros, enquanto o óleo sintético tem uma vida útil mais longa e pode ser substituído a cada 10.000 quilômetros. Portanto, preste atenção a esse detalhe também!
Bem, agora que você sabe disso, não pode simplesmente ficar sentado aí! Se seu carro tiver um indicador de óleo no painel, preste atenção.
Vale lembrar também que o ideal é sempre ter uma consulta básica no manual do usuário, afinal todo modelo possui algumas alterações.
Agora que você sabe mais sobre proteção automotiva, pode continuar sua jornada com mais tranquilidade!