A função da vela de ignição do carro é de conduzir a alta tensão de energia gerada pela bobina de ignição para dentro da câmara de combustão e então gerar a faísca elétrica, que junto com o ar que entra na câmara,gera a queima do combustível.
Apesar de ter um funcionamento relativamente simples, a vela de ignição é uma peça fundamental para o desempenho do motor e está diretamente ligada ao consumo de combustível, rendimento do motor e liberação de gases poluentes.
Portanto, é importante que a vela de ignição esteja em perfeito estado e para facilitar o diagnóstico de defeitos, nós do Auto Center Luciano preparamos esta lista com alguns dos principais problemas que ocorrem com esta peça.
Defeitos mais Comuns na Vela de Ignição
Vela normal: quando a vela está em perfeitas condições, a base do isolador fica com uma coloração amarelo-cinza ou marrom claro e sem desgaste aparente do eletrodo central.
Vela com desgaste natural: com o tempo ocorre um desgaste natural da vela de ignição, provocando uma erosão do eletrodo central. Quando isso acontece há uma dificuldade maior para formação da faísca e pode ocorrer falha na aceleração, principalmente em subidas e dificuldade em dar a partida no motor.
Leve Resíduo de Chumbo: pode aparecer manchas amareladas de aspecto fosco-brilhante em torno do isolamento do eletrodo. Esse resíduo prejudica porque quando a temperatura da câmara de combustão aumenta, os resíduos de chumbo tendem a prejudicar o funcionamento da vele por virar um condutor elétrico.
Este tipo de resíduo é causado por aditivos antidetonantes no combustível de má qualidade e pode causar falhas em alta rotação.
Carbonização Seca ou fuliginosa: pode aparecer uma fuligem preta e seca na cabeça da vela de ignição, que pode ser causada por combustível de má qualidade, ponto de ignição atrasado, velas de ignição incorretas, filtro de ar sujo ou obstruído e excesso de combustível.
Pode causar falha no motor em marcha lenta e dificuldade em dar partida com o motor frio.
Desgaste excessivo dos eletrodos: é causado pela presença de aditivos corrosivos no óleo lubrificante e no combustível, podendo causar falhas na aceleração e dificuldade em dar a partia no carro.
Superaquecimento: quando o eletrodo central da vela de ignição se apresenta fundida, a causa mais comum é o uso de velas incorretas para o veículo, fazendo com que a câmara de combustão chegue a temperaturas elevadas.
Esse problema pode causar falhas no motor, baixa potência e até ocorrer danos sérios ao motor.
Impurezas ou Resíduos: combustível e óleo lubrificante adulterado com aditivos pode causar uma camada cinza e grossa na base do isolador e no eletrodo-massa.
Esse problema pode causar a ignição por incandescência, danos ao catalisador, baixa potência e até danos ao motor.
Eletrodo Central e Eletrodo-massa Fundidos: este problema pode ocorrer por uma alta temperatura na câmara de combustível, que é decorrente do uso de vela de ignição incorreta e de combustível adulterado.
Os sintomas são falhas no motor, baixa potência, danos ao motor.
Base do Isolamento Quebrado: geralmente a quebra do isolamento acontece pelo uso de ferramentas inadequadas, principalmente na hora de regular a folga entre os eletrodos. Quando isso acontece, a faísca salta do eletrodo central direto para a carcaça da vela de ignição, sem passar pelo eletrodo-massa, podendo causar falhas no motor e problemas para dar a partida.
Se o seu carro está apresentando alguma destas falhas, traga ele para a oficina mecânica Auto Center Luciano em Uberlândia. Estamos prontos para deixar seu carro como novo.