O sistema de freios é um dos componentes de segurança mais importantes de qualquer veículo. Por conta disso, fazer a manutenção de freios regularmente, além de evitar que possíveis defeitos fiquem mais graves, você também estará zelando pela sua segurança.
A quantidade de componentes que fazem parte do sistema de freios é grande, por este motivo quanto mais cedo alguma falha for detectada, melhor.
Como saber se há algum problema com os freios?
No dia a dia com o carro, é bom ter atenção a alguns sinais que podem indicar problemas no sistema de freios. Segue uma lista com os sinais mais comuns.
Trepidação no volante
Se ao frear você sentir alguma trepidação no volante, saiba que isso pode ser sinal de disco de freio empenado.
Barulho de “ferro com ferro”
Caso ouça um barulho de ferro batendo durante as frenagens, pode ser um sinal de que as pastilhas de freio precisam ser substituídas.
Pedal de freio baixo
Se o pedal de freio estiver muito baixo, pode ser por conta da falta de fluido — geralmente indicada no painel — ou também em virtude de algum problema com o servo ou até o cilindro mestre.
Pedais enrijecidos
A dificuldade para pisar no pedal tem a ver com o servo freio. Desse modo, se sentir que o pedal estiver muito duro para pisar, é preciso substituir esse componente, o que é feito após rodar algo entre 120 e 200 mil quilômetros.
Quando trocar a pastilha de freio?
As pastilhas são algumas das peças mais delicadas do sistema, tendo em vista que sua vida útil depende muito dos hábitos de quem dirige. Se você usa seu carro em uma cidade grande, onde é necessário frear mais, por exemplo, a tendência é que elas durem menos tempo. As pastilhas são trocadas depois de rodar algo entre 10 e 20 mil quilômetros.
Essas são apenas algumas dicas para você ficar de olho e garantir que não haja dor de cabeça com esse sistema tão importante.
Se o seu carro apresenta problemas no sistema de freio, traga para o Auto Center Luciano. Estamos localizados em Uberlândia e prontos para deixar os freios do seu carro como novo.