Você sabe como funciona um carburador?
E quais são os tipos de carburadores que existem?
Essas são algumas das dúvidas comuns quando o assunto é carburador.
O Que é o Carburador?
Basicamente, o carburador é a peça responsável pela alimentação de um motor de combustão.
Além de realizar a mistura de ar com combustível e ele que regula a dosagem correta de cada uma delas.
Se houver menos ar que o necessário, o carro irá afogar pelo excesso de combustível. E se houver mais ar que o necessário, não haverá tanta potência.
Todas as opções prejudicam o motor e aumentam o consumo de combustível. Por isso, essa peça é tão importante quando se fala de motor carburado. Ela irá liberar a dose correta de cada elemento de acordo com as condições de direção.
Hoje em dia, vários motores já utilizam a injeção eletrônica, tornando os carburadores praticamente coisa do passado, ou de colecionadores que pretendem manter os motores de seus carros antigos em perfeito estado.
Mesmo assim o carburador não desapareceu por completo. Muitos motoristas têm paixão por carros mais antigos, como Chevettes, Kombis e Fuscas.
E isso só reforça o interesse por esse tipo de componente.
Tipos de Carburadores
Vamos separar em dois tipos de carburadores: comuns e eletrônicos
Começando pelo eletrônico, que usa um sensor para operar e que foi um dos últimos tipos de motores carburados criados, devido ao sensor, ele mantém uma melhor proporção de ar e combustível, o que melhora o desempenho e a economia do veículo.
Quanto ao carburador comum, podemos classificá-lo também em dois tipos: simples e duplo.
O simples como o próprio nome indica, é que ele possui um único duto por onde passa o ar. Ou seja, ele possui um único venturi.
Já o carburador duplo possui dois venturis. Com a intenção de aumentar a potência do veículo usando um venturi extra, o que proporciona um vácuo maior.
Se o seu carro ainda usa carburador e apresenta problemas, traga para o Auto Center Luciano. Estamos prontos para deixar seu carro como novo.