A bomba de combustível é responsável por fornecer combustível para o sistema de alimentação.
Antes da chegada da injeção eletrônica, a bomba de combustível era bem simples, pois o seu funcionamento dependia da rotação inicial do motor, que era responsável por movimentar a haste, que por sua vez era responsável pelo seu funcionamento. Está haste movimentava um diafragma interno que criava pressão no sistema.
Bomba Elétrica
Com a evolução dos veículos veio a bomba elétrica que gera uma pressão mais uniforme e constante. Assim como o nome diz, essa bomba é acionada eletronicamente.
O sistema de injeção eletrônica trabalha com uma pressão bem superior a mecânica. Enquanto que o sistema antigo trabalhava com 0,8 a 1 bar, o sistema mais novo trabalha com uma pressão de 3 a 4 bares em média, dependendo do sistema.
O sistema de acionamento da bomba elétrica é bem complexo, comandado pelo módulo de injeção eletrônica. Desta forma, quando a bomba apresenta problemas, nem sempre ela é a culpada, pois ela depende de outras partes que a controlam.
Nestes casos dois aspectos devem ser verificados: se a bom elétrica está recebendo alimentação de energia e se sua pressão/vazão está correta. Se a bomba estiver recebendo alimentação de energia correta, podemos eliminar o problema elétrico.
O próximo passo então é medir a pressão da bomba e sua vazão, que caso esteja incorreta, pode significar que o combustível esteja sujo ou que ouve um deslocamento do filtro interno que fica acoplada a bomba.
Se o seu carro apresenta problemas na bomba de combustível ou qualquer outra parte, traga para o Auto Center Luciano e solicite um orçamento grátis. Estamos sempre prontos para consertar o seu carro