Seu Carro precisa de Alinhamento e Balanceamento?

O alinhamento e balanceamento das rodas são duas coisas diferentes, mas que confunde muitas pessoas.

Basicamente, o alinhamento consiste em ajustar os ângulos das rodas, de modo que elas estejam alinhadas ao solo e paralelos com a roda do outro lado do veículo. O objetivo do alinhamento é fazer com que a vida útil seja prolongada.

Por outro lado, o balanceamento da roda permite que os pneus girem sem causar quaisquer vibrações, o que é obtido com a verificação do peso de todos os pontos, sobre o conjunto roda/pneu, sendo compensado com a ajuda de pesos de chumbo, equilibrando a distribuição do peso entre as rodas do veículo.

Como saber se o carro precisa de alinhamento?

Quando o carro está desalinhado, os sintomas são:

  • Desgaste irregular ou rápido dos pneus;
  • Puxando ou afastando-se de uma linha reta;
  • Sair de uma linha reta em uma estrada plana;
  • Raios do volante para um lado, enquanto dirigindo em uma estrada reta e plana.

Como saber se o carro precisa de balanceamento?

Quando o carro está desbalanceado, os sintomas são:

  • Vibração no volante em determinadas velocidades;
  • Vibração no banco ou piso em determinadas velocidades;
  • Padrão de desgaste recortado ou em concha sobre os pneus.

Desgaste irregular por causa do mal alinhamento da roda

Para descobrir se o seu veículo precisa de alinhamento, verifique cada pneu a procura por padrões de desgaste irregular. Se você ver um desgaste que saia do padrão, é um sinal de que o alinhamento é necessário e que talvez até a troca do pneu.

Outra forma é colocar uma moeda na banda de rodagem, no centro e no externo. Dependendo do quanto a moeda entra na banda de rodagem, pode indicar:

Pneu com muita pressão: os sulcos são mais profundos sobre as bordas do que no centro;
Pneu com pouca pressão: os sulcos são mais profundos no centro do que nas extremidades;
Problemas de alinhamento: sulcos são mais profundos em um lado do que o outro. Passe a mão para trás e para a frente da banda de rodagem, tendo o cuidado para não se cortar em qualquer sujeira ou fio de cinta de aço exposto. Se o piso é liso em uma direção, mas irregular no outro você tem um padrão de desgaste que é causado pelo mal alinhamento.

As duas primeiras posições não necessitam de alinhamento. Mas a terceira requer atenção especial pois há um desgaste irregular, diminuindo a vida útil do pneu e prejudicando a dirigibilidade.

Se este é o seu caso, traga seu veículo para a Auto Center Luciano. Estamos prontos para atendê-lo em Uberlândia.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *