Quando fazer a troca das pastilhas de Freio?

Troca das Pastilhas de Freio

Você sabe quando fazer a Troca das Pastilhas de Freio do seu carro?

O freio do carro sofre desgaste natural independente da marca ou modelo. Isso significa que cedo ou tarde seu carro necessitará de troca de componentes como pastilhas, discos, lona, tambor e fluído.

A vida útil de cada um destes componentes pode variar bastante dependendo de fatores como o tipo de veículo, sua aplicação.

O estilo de direção do condutor também interfere no desgaste do sistema de freios.

Condutores mais serenos, com aceleração e frenagem mais tranquilas, desgastam menos o sistema de freios, ao contrário de motoristas mais agressivos na direção que aumentam o desgaste dos componentes.

De forma geral, os componentes do freio dia feito sofrem mais desgaste e consequentemente são os primeiros a necessitarem de substituição.

Isso acontece porque o sistema de freio dianteiro é calibrado para responder por cerca de 70% da frenagem do veículo, que na maioria das vezes é composto por pastilhas de freio.

De todo o sistema de freio, as pastilhas são as que sofrem maior desgaste, pois são peças que tocam os discos, causando a desaceleração do veículo.

A superfície das pastilhas é um composto de resinas, fibras e fragmentos metálicos, que vão se desgastando gradualmente em função do atrito com o disco, que por sua vez é feito de liga metálica.

A superfície de atrito das pastilhas é um composto de resinas, fibras e fragmentos metálicos. Esse material vai se desgastando naturalmente em função do atrito com o disco, que por sua vez é feito de liga metálica.

Quando fazer a Troca das Pastilhas de Freio?

Segundo recomenda o Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi-Brasil), se a espessura da pastilha de freio for inferior a 2mm, a capacidade de frenagem do veículo fica comprometida, sendo necessário sua substituição.

Além disso, se as partes metálicas do disco de freio e das pinças ficarem se tocando, haverá comprometimento de ambos componentes.

O Cesvi-Brasil explica que alguns veículos possuem dispositivo que ajudam a indicar o nível de desgaste das pastilhas de freio.

Nos modelos mais modernos, pode haver um sensor, que acende uma luz no painel quando o desgaste está além do limite.

Outro sistema de alerta comum é um batente metálico, que entra em contato com o disco assim que a espessura atinge o limite. Quando isso acontece, um ruído de metais raspando aparece sempre que os freios são acionados.

Geralmente as revisões prescritas no manual do proprietário incluem a verificação dos freios.

De qualquer forma, se o motorista desconhece o plano de manutenção estipulado pelo fabricante do veículo, o aconselhado é fazer uma revisão a cada 5.000 km.

Se o seu carro apresenta problemas no sistema de freio, entre em contato com a auto center Luciano e solicite um orçamento grátis.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *