Defeitos mais Comuns na Vela de Ignição

A função da vela de ignição do carro é de conduzir a alta tensão de energia gerada pela bobina de ignição para dentro da câmara de combustão e então gerar a faísca elétrica, que junto com o ar que entra na câmara,gera a queima do combustível.

Apesar de ter um funcionamento relativamente simples, a vela de ignição é uma peça fundamental para o desempenho do motor e está diretamente ligada ao consumo de combustível, rendimento do motor e liberação de gases poluentes.

Portanto, é importante que a vela de ignição esteja em perfeito estado e para facilitar o diagnóstico de defeitos, nós do Auto Center Luciano preparamos esta lista com alguns dos principais problemas que ocorrem com esta peça.

 

Defeitos mais Comuns na Vela de Ignição

Defeitos mais Comuns na Vela de Ignição

Vela normal: quando a vela está em perfeitas condições, a base do isolador fica com uma coloração amarelo-cinza ou marrom claro e sem desgaste aparente do eletrodo central.

Vela com desgaste natural: com o tempo ocorre um desgaste natural da vela de ignição, provocando uma erosão do eletrodo central. Quando isso acontece há uma dificuldade maior para formação da faísca e pode ocorrer falha na aceleração, principalmente em subidas e dificuldade em dar a partida no motor.

Leve Resíduo de Chumbo: pode aparecer manchas amareladas de aspecto fosco-brilhante em torno do isolamento do eletrodo. Esse resíduo prejudica porque quando a temperatura da câmara de combustão aumenta, os resíduos de chumbo tendem a prejudicar o funcionamento da vele por virar um condutor elétrico.

Este tipo de resíduo é causado por aditivos antidetonantes no combustível de má qualidade e pode causar falhas em alta rotação.

Carbonização Seca ou fuliginosa: pode aparecer uma fuligem preta e seca na cabeça da vela de ignição, que pode ser causada por combustível de má qualidade, ponto de ignição atrasado, velas de ignição incorretas, filtro de ar sujo ou obstruído e excesso de combustível.

Pode causar falha no motor em marcha lenta e dificuldade em dar partida com o motor frio.

Desgaste excessivo dos eletrodos: é causado pela presença de aditivos corrosivos no óleo lubrificante e no combustível, podendo causar falhas na aceleração e dificuldade em dar a partia no carro.

Superaquecimento: quando o eletrodo central da vela de ignição se apresenta fundida, a causa mais comum é o uso de velas incorretas para o veículo, fazendo com que a câmara de combustão chegue a temperaturas elevadas.

Esse problema pode causar falhas no motor, baixa potência e até ocorrer danos sérios ao motor.

Impurezas ou Resíduos: combustível e óleo lubrificante adulterado com aditivos pode causar uma camada cinza e grossa na base do isolador e no eletrodo-massa.

Esse problema pode causar a ignição por incandescência, danos ao catalisador, baixa potência e até danos ao motor.

Eletrodo Central e Eletrodo-massa Fundidos: este problema pode ocorrer por uma alta temperatura na câmara de combustível, que é decorrente do uso de vela de ignição incorreta e de combustível adulterado.

Os sintomas são falhas no motor, baixa potência, danos ao motor.

Base do Isolamento Quebrado: geralmente a quebra do isolamento acontece pelo uso de ferramentas inadequadas, principalmente na hora de regular a folga entre os eletrodos. Quando isso acontece, a faísca salta do eletrodo central direto para a carcaça da vela de ignição, sem passar pelo eletrodo-massa, podendo causar falhas no motor e problemas para dar a partida.

Se o seu carro está apresentando alguma destas falhas, traga ele para a oficina mecânica Auto Center Luciano em Uberlândia. Estamos prontos para deixar seu carro como novo.

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